sábado, 12 de setembro de 2009







Hamlet está nu e Estreia hoje no Barreto Júnior

Publicado em 12.09.2009


Espetáculo criado por João Denys para os atores Edjalma Freitas e Henrique Ponzi estreia no Barreto Jr.

Eugênia Bezerra
ebezerra@jc.com.br


Presos a um espaço restrito, no qual são forçados a conviver, os personagens Hamlet e o Coveiro (ambos extraídos da tragédia escrita por William Shakespeare), ressurgem na peça Encruzilhada Hamlet, da Cia. do Ator Nu. A peça tem direção de João Denys e trilha sonora composta por Naná Vasconcelos. A estreia acontece hoje, às 20h, no Teatro Barreto Júnior, onde o espetáculo cumpre temporada até o dia 18 de outubro.

“Absolutamente não é uma adaptação de Hamlet”, afirma João Denys. O diretor prefere apresentar o trabalho como “um texto original, dividido em três partes assim denominadas: Um retábulo para os luminares celestes, Um retábulo para os espíritos e Um retábulo para os loucos e deserdados”.

Ele explica que, no início, a proposta dos atores da Cia. do Ator Nu (Edjalma Freitas e Henrique Ponzi) era realizar uma montagem de Hamletmachine, do alemão Heiner Müller. “Quando eles me procuraram em 2004, era esse o intuito, este é um espetáculo para dois atores e seria a estreia da companhia. Mas eu estava escrevendo uma tese e não poderia montar a peça, por isso sugeri estudarmos a origem do Hamletmachine. Passamos um ano inteiro estudando Hamlet. Foi a hora de sistematizar o que foi escrito sobre a obra em português, do psicanalítico ao histórico e no próprio teatro”, recorda o diretor.

Após este processo, decidiram não montar o espetáculo alemão e partir para um texto próprio: “Aquela realidade se afastava muito de nós, queríamos algo que dissesse algo da nossa cultura”, lembra Denys. Ele chegou a contactar o poeta Jomard Muniz de Brito para escrever o texto na época, mas só pôde retomar o projeto (sozinho) um tempo depois.

Assim o trio chegou à montagem que estreia hoje. “É como se eu pegasse a cena do coveiro de Hamlet e criasse toda uma história, tendo o Hamlet e o coveiro como personagens de Shakespeare, conscientes de sua existência como personagens teatrais”, explica Denys, que vê nesta peça uma homenagem ao próprio teatro: “Hamlet é uma obra central do teatro do Ocidente, que aglutina toda uma ideia do teatro”.

No palco, é como se os personagens revolvessem a cova onde foram enterrados há séculos e ressurgissem no momento em que a peça está sendo apresentada – Edjalma Freitas interpreta Hamlet, Henrique Ponzi é o coveiro, e eles contracenam nus. “Tenho predileção por essa cena. Faz parte do meu estilo, essa coisa do grande e do pequeno (representados pelos personagens, um príncipe e um homem do povo). Há uma refeitura da minha dramaturgia”, ressalta o diretor.

Também foi de Denys a ideia de convidar Naná Vasconcelos para compor a trilha sonora. “Já tinha trabalhado com uma música dele no espetáculo O círculo da vida. Sempre fui apaixonado pelo experimento vocal e musical que ele tem. Ele captou o espetáculo” resume.

Naná Vasconcelos também aprovou a experiência. “Eles me mandaram o script e eu fiquei curioso, sei como é a dificuldade de fazer teatro aqui no Brasil, especialmente no Nordeste. Eu queria fazer parte disso. Quando fui encontrá-los a primeira vez, descobri que quem estava dirigindo era uma pessoa que realmente gosta do trabalho, isso reforçou a minha vontade de fazer. Fui aos ensaios duas vezes e depois fui para o estúdio. Quando voltei, o diretor disse que era isso mesmo que ele queria. Tudo colaborou”, afirma o músico, que vai incluir o tema da peça em seu próximo disco, Sinfonia e batuques.

A peça Encruzilhada Hamlet recebeu o apoio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), com cerca de R$ 78 mil, e do Prêmio de Fomento às Artes Cênicas da Prefeitura da Cidade do Recife, no qual cada um dos cinco selecionados recebeu R$ 20 mil. A estreia nacional aconteceu no último dia 7 de setembro, no 17º Festival de Teatro Nordestino de Guaramiranga (CE).

» Encruzilhada Hamlet. Sábados e domingos, às 20h, no Teatro Barreto Júnior. Rua Estudante Jeremias Bastos, s/n, Pina. Ingresso:R$ 10 e R$ 5. Informações: 3232-3054. Fonte: Jornal do Comércio

Nenhum comentário: